quarta-feira, maio 11, 2005

Alternativas na noite

No próximo sábado, mais de 1200 museus da Europa abrirão as suas portas à primeira edição da "Noite dos Museus", alargando os seus horários para explorar o tema "Luz(es) na Noite". Entre as mais de três dezenas de museus portugueses que responderam ao convite da Direcção de Museus de França estará o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), com sete propostas trabalhadas em parceria com outros agentes culturais, dirigidas a diversos públicos e também a quantos, por variadas razões, não são frequentadores de museus.

Um dos objectivos será, justamente, o de o "abrir aos públicos que frequentam a zona ribeirinha da Avenida 24 de Julho públicos mais jovens, que porventura ignoram a existência do museu", fisicamente ali tão próximo, "ou não têm como motivação a sua visita", como salientou ontem a sua directora, Dalila Rodrigues, na apresentação do programa do MNAA para esta "Noite dos Museus".

Para o fazer, a equipa estabeleceu pontes com o cinema - em parceria com a Cinemateca Portuguesa -, a música e a moda - com os organizadores das Manobras de Maio -, num programa "diversificado que só foi possível graças à generosidade dos nossos parceiros e patrocinadores, dada a crise financeira que os museus atravessam" em Portugal. Um programa "praticamente sem custos de produção", lembrou Dalila Rodrigues, mas que "não fez cedências em matéria de coerência e de qualidade".

Nas Janelas Verdes, este sábado especial começará às 17.30, com a inauguração de "Desenhos de Domingos Sequeira (1768-1837) 30 anos de aquisições", exposição temporária que simultaneamente prestará um tributo a Maria Alice Beaumont, antiga directora do museu, falecida em 2004, e que, em 1975, reunira em álbum toda a produção de Sequeira no campo do desenho constante do acervo do MNAA.

Às 18.00, o museu será palco de um concerto de guitarras por alunos da Escola Superior de Música de Lisboa e, às 18.30, de uma performance de Miguel Palma. Às 19.30, a edição 2005 das Manobras de Maio tomará conta do Largo Dr. José de Figueiredo, fronteiro à entrada lateral do museu e, entre as 21.30 e a 01.00, serão projectados no seu auditório os filmes Marnie, de Alfred Hitchcock, e El Sol del Membrillo, de Victor Erice. "Sempre com a luz como tema estruturante", seguir-se-ão, entre a meia-noite e a 01.00, visitas guiadas a uma selecção de sete obras de pintura, dos séculos XVI a XIX, e, já no encerramento, jogos de luz em projecção digital.

A "Noite dos Museus", na qual Portugal participará com museus de diferentes tutelas, sucede - recorde-se - à celebrada "Primavera dos Museus", evento anual que a Direcção de Museus de França lançara em 1999 e que rapidamente ganhou expressão europeia.

(DN Online)


Sem comentários:

Arquivo do blogue