(...)O que perdem os jornais de referência com o fim da gratuitidade? Perdem em acessos o que ganham em dinheiro. E perdem, como tem sido dito, um universo importante que é o universo dos blogues. Nove décimos dos blogues portugueses (há cerca de 40 mil) citavam e lincavam sobretudo o Público. Agora, pelo que se vê, quem ganha é o DN e sobretudo o Diário Digital. Acontece que o Público tem os colunistas mais influentes, e os textos desses colunistas deixaram de ser directamente discutidos pelos bloguistas, excepto se estes se derem ao trabalho de transcrever. Esse impacto mais directo está agora reduzido a quem compra o jornal em papel e aos assinantes (não serão ainda muitos). O mesmo se passa na América, com a diferença de que na América há uma vintena de jornais de referência.
Menosprezar o mundo dos blogues é, como se sabe, um erro comum. O acesso pago aos jornais é provavelmente outro.
(Pedro Mexia - DN Online)
sexta-feira, maio 20, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário