domingo, julho 17, 2005

Imprevistos...

O sistema informático do Centro Hospitalar de Lisboa (H. São José, S. António dos Capuchos e Desterro) não funciona desde o dia 08 de Julho.
Segundo Jornal Público (on line, 17.07.05), José Carneiro de Almeida, assessor de Nuno Cordeiro Ferreira, coordenador do grupo Hospitais Civis de Lisboa, a avaria constitui um imprevisto cuja solução "não está nas mãos da administração do centro hospitalar" e "não tem tido qualquer efeito sobre o funcionamento normal dos serviços, excepto uma maior demora no registo dos doentes, que é feito manualmente."
A avaria constitui um imprevisto e a solução não está nas mãos da Administração do Centro Hospitalar !
Esta é boa! Um imprevisto ?
Um imprevisto era se tivesse caído um raio sobre o Hospital de São José. Um imprevisto era se os Hospitais de São José, Santo António dos Capuchios e Desterro tivessem sido alvo de ataques terroristas. Onde poderá estar o imprevisto do funcionamento de um sistema informático que foi adquirido, montado, assistido de acordo com as decisões dos órgãos de gestão do Centro Hospitalar?
Não está nas mãos do Centro Hospitalar ?
Então está nas mãos de quem ?
Se os ventiladores da Unidade de Cuidados intensivos pararem, este senhor vem dizer que foi um imprevisto e que não está nas mãos da Administração do Hospital salvar a vida dos doentes ventilados ...
Para que situações destas não aconteçam é que existem nos Hospitais do SNS, gestores para cuidarem da gestão de compras de molde a seleccionarem os fornecedores mais aptos, com capacidade de assegurar a continuidade do funcionamento dos equipamentos. Para cuidarem da gestão da assistência Técnica, responsável pela supervisão dos contratos de assistência técnica contratados com empresas externas. No SPA não há "holdings" que obriguem a contratar empresas sem qualidade (limpeza, assistência técnica, alimentação, distribuição de produtos) só pelo facto de pertencerem ao grupo.
Mais um disparate: A paragem do sistema informático não tem qualquer influência no funcionamento normal do hospital.
Se estão a fazer a inscrição dos doentes da Urgência à mão e não processam pagamentos a fornecedores desde o dia 08 de Julho. Será isto funcionamento normal?
A situação que vivemos leva-nos a pensar que não podemos ter contemplações por desempenhos incompetentes da Gestão Hospitalar, incapazes de assegurar o "normal" funcionamento dos Hospitais do SNS.

Visto no 'Saúde SA'

Nota: Parece que pode ser ainda pior, se a falha informática tiver 'apagado' as informações sobre os dontes, as listas de espera, etc...



(Quino)

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