O Rally Lisboa/Dakar, cuja partida está marcada para 1 de Janeiro de 2006, sob o impulso do empresário João Lagos, vai proporcionar um fim de ano em grande na cidade de Portimão, que será a sede algarvia do mítico evento, o qual, ao fim de 27 anos, passará pela primeira vez em Portugal. O programa de animação, a cargo da câmara local, da Região de Turismo do Algarve (RTA) e de associações empresariais do sector, só ficará concluído no final de Agosto. Mas segundo apurou o DN está em aberto a possibilidade de estender um vasto leque de iniciativas por toda a região, nessa altura - desde a gastronomia até acções lúdicas, culturais e outras de música popular, como por exemplo o folclore e um Festival de Charolas (provavelmente em Estói, no concelho de Faro). Isto além de incluir no programa o habitual concerto de final de ano em Albufeira.
O "circo" do rally será montado na zona ribeirinha de Portimão, que, de resto, tem funcionado como palco de eventos internacionais. "Queremos ter aquele espaço disponível para as pessoas contactarem com as máquinas e com os pilotos. E pretendemos ter ali, também, uma animação muito grande de passagem-de-ano, provavelmente um grande concerto com artistas portugueses ou estrangeiros", disse ao DN Manuel da Luz, presidente da autarquia portimonense, que investe cerca de 350 mil euros naquela organização. O Parque de Feiras e Exposições da cidade poderá receber parte da animação.
O rally, que nesta edição alcançou o número máximo de inscrições com um total de 725 veículos, entre automóveis, motos, camiões e viaturas de assistência, deverá juntar no Algarve cerca de 3 mil pessoas, nomeadamente pilotos, co-pilotos, mecânicos e outros acompanhantes. Hélder Martins, presidente da RTA, aposta em dois tipos de animação uma voltada para a classe A, com um concerto de topo de fim-de-ano, "para atrair empresários e outras pessoas que apreciam um produto de grande qualidade de forma a transmitir a imagem do Algarve como destino onde se realizam grandes eventos"; e em paralelo uma "animação sobretudo de massas", com um espectáculo musical e o contacto com o "circo" que poucas horas estará a caminho de Espanha para atravessar o continente africano.
A caravela Boa Esperança vai estar iluminada e atracada em Portimão, podendo ser visitada por quem o desejar. E se as condições atmosféricas o permitirem, haverá festa e animação no interior. Por outro lado, estuda-se a hipótese de o Douro Azul, navio hotel que inaugurou cruzeiros no litoral algarvio, proporcionar um réveillon no rio Arade. "Esperamos encher o Algarve no fim-de-ano e caberá no pacote de animação tudo o que são eventos a esse nível nesta região, a qual, terá de se rever neste projecto", sublinha Hélder Martins.
O responsável da RTA só espera que os hoteleiros saibam aproveitar as oportunidades de negócios, proporcionando preços equilibrados, por exemplo entre o Natal e fim-de-ano, para "não acontecer o que sucedeu no Euro-2004, em que muitos visitantes foram dormir a Espanha". Para a divulgação deste rally, a Associação para a Promoção do Turismo Algarve, de que fazem parte a RTA e empresários, vai despender 500 mil euros. "O Algarve recebe o Dakar" deverá ser o slogan.
(Tim Andrews)
segunda-feira, julho 18, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário