quarta-feira, abril 05, 2006

Não apaguem a memória

A imobiliária que negoceia o condomínio de luxo da António Maria Cardoso, antiga sede da PIDE-DGS, apresenta, como mais-valia, o carácter histórico do edifício. Curiosamente, a versão da história termina em 1640, como poderão verificar visitando a página Paço do Duque.
Porque nunca é demais recordar:
Movimento 'Não apaguem a memória'
No passado dia 5 de Outubro, um conjunto de cidadãos reuniu-se junto à antiga Sede da PIDE/DGS, reafirmando o protesto público contra a conversão daquele edifício em condomínio fechado e contra o apagamento da memória do fascismo e do sofrimento causado aos portugueses. No local, ficou então uma faixa com os nomes de muitos dos que foram assassinados pela ditadura que oprimiu Portugal durante quase 50 anos.
É finalidade desta iniciativa cívica continuar essa acção, convertendo-a no impulso simbólico dum vasto movimento de cidadãos, plural e aberto, de exigência da salvaguarda, investigação e divulgação da memória do fascismo e da resistência, como responsabilidade do Estado, do conjunto dos poderes públicos e da sociedade.
http://maismemoria.org/




Sem comentários:

Arquivo do blogue