As esmolas dos G8 e as boas intenções "pop"
Em Julho, os grandes deste mundo –G8 (e Comissão Europeia) - declararam querer acabar com a pobreza em Africa. Cantores e grupos «pop» juntaram-se à intenção....
As dívidas ao Banco Mundial e ao Banco Africano de Desenvolvimento de 15 dos países africanos mais pobres foram perdoadas .
(Em África) a sida é devastadora ... mas a malária mata ainda mais gente. Metade da população vive com menos de 1 dólar por dia. Só 58% da população tem acesso a água potável.
A tanta pobreza, porém, juntam-se fabulosas riquezas ... de homens de Estado africanos: Abacha (Nigéria) 20 mil milhões de dólares; Houphouet Boigny (Costa do Marfim), 6; Babangida (Nigéria), 5; Mobutu (Zaire), 4; Traore (Mali), 2....
Por isso, antes de dar mais dinheiro a África, conviria interromper a roubalheira sistemática de fundos até agora consignados ... Conviria também acabar com o subsídio escandaloso de produtos agrícolas europeus e norte-americanos que põe fora do mercado mundial a produção dos agricultores africanos e que há dezenas de anos os vem arruinando.
Estas medidas - contra os cleptocratas africanos por um lado e o proteccionismo euro-americano por outro - ajudariam mais Africa que mais alguns milhões de dólares, pouco e mal usados.
José Cutileiro. Expresso. Internacional 30-7-2005
Visto no 'Alcatruz'
terça-feira, agosto 02, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário